sábado, 20 de agosto de 2011

LANÇAMENTO DO EIXO CULTURAL


Deputado José Candido lança Eixo de Cultura em Suzano
Alegria e descontração marcam o lançamento do Eixo de Cultura
A noite desta segunda-feira, (15/08), ficará marcada neste segundo mandato do deputado estadual José Candido, nela foi lançado o novo eixo de trabalho: Cultura.
O evento festivo aconteceu no Centro Cultural Francisco Carlos Moriconi e reuniu cerca de 100 pessoas, representantes de segmentos culturais da cidade e região.
 A abertura do encontro ficou por conta da Congada de Santa Efigênia, coordenada pela capitã Gislaine Afonso, da cidade de Mogi das Cruzes. Da mesma cidade, se apresentou o teatro de bonecos “Zapt” que levou os participantes às gargalhadas.
 Participaram da mesa de debates, o deputado José Candido; o secretário de cultura de Suzano, Walmir Pinto; o coordenador estadual da Funarte e secretário estadual de Cultura do PT, Tadeu de Souza e o secretário nacional de Cultura do PT e vereador de Guarulhos, Edmilson Souza.
O deputado José Candido lembrou que sua primeira eleição foi por causa da defesa do meio ambiente e ao chegar na Assembléia incorporou as bandeiras dos Direitos Humanos e Igualdade Racial, “agora na campanha para o segundo mandato, recebi um enorme apoio dos movimentos culturais e acreditei que ter a bandeira da Cultura como eixo é muito importante”, disse.
Parafraseando a música “Comida” do grupo Titãs, “A gente não quer só comida. A gente quer comida. Diversão e arte”, o deputado lembrou do papel da Cultura na vida das pessoas, “vivemos em um mundo tão difícil e violento, a cultura é um alívio para as nossas dores”.
Ao finalizar Candido reforçou seu desejo de conhecer mais o movimento cultural e declarou que vai trabalhar muito pelo tema, “quero ter um mandato inovador, vou brigar por projetos nesta área e brigar ainda mais por leis que já existem e não são colocadas em prática”, finalizou o parlamentar.
O secretário de Cultura de Suzano, Walmir Pinto, parabenizou o deputado José Candido pela iniciativa, “estou muito feliz pela inclusão do tema no mandato que de certa forma já era defendido, mas agora será com mais consistência”, disse. O secretário informou ainda que estão acontecendo reuniões para a organização de uma Federação dos Artistas do Alto Tietê; “discussões que o mandato tem acompanhado e que se fortalecerão com a criação do eixo”, afirmou.
Para Edmilson Souza “o novo eixo não será importante somente para o mandato, mas também para fortalecer o movimento cultural já existente na cidade e região”. Edmilson falou também sobre a era digital “está surgindo um novo movimento da cultura digital que merece atenção, essa é uma nova forma de reivindicação, uma das novas faces da cultura”.
Tadeu de Souza, coordenador estadual da Funarte, iniciou sua fala parabenizando o prefeito de Suzano, Marcelo Candido, por seu investimento na Cultura, “a maioria das cidades destinam 0,1%, 0,2% para a Cultura, outras não tem diretoria ou secretaria e Suzano destina 2% de seu orçamento para este fim. Essa é uma grande demonstração do comprometimento do prefeito com o tema, o trabalho desenvolvido aqui é referência em outras cidades e estados”, afirmou.
O diretor lembrou também a luta dos artistas para se manterem e desenvolverem seus trabalhos, “a cultura dos desprivilegiados economicamente é tida como folclore, eles por muitas vezes são discriminados ou desencorajados, o destaque é para cultura do dominante”. Ao final, Tadeu sugeriu uma parceria entre a Funarte, o mandato e os movimentos populares para o desenvolvimento de atividades, segundo ele, o órgão tem vários editais nos quais os projetos podem ser inscritos.
A exemplo da região do Alto Tietê, o eixo também será lançado na capital e no interior, na região da Alta Paulista, onde o deputado José Candido também atua.































 
















Nenhum comentário: